segunda-feira, 9 de junho de 2014

RPG DESCOMPLICADO!

Então, vocês abrem a porta da masmorra e um som de engrenagens começa a roer de algum lugar entre as paredes... uma armadilha é acionada! Um alçapão se abre e vocês caem num buraco de espinhos, ferindo-os consideravelmente!
- Qual o dano? - jogador.
- Espera, não lembro... deixa eu olhar o manual - diz o mestre.

Fala sério! Tem coisa mais irritante que pausar a aventura pra olhar regras? Não!
Este tópico é uma dica para mestres de RPG iniciantes que se preocupam em engolir os manuais, achando que o sucesso da sua aventura consiste em conhecer TODAS as regras.
- Sabe de nada, inocente!

Bom, com toda a certeza é necessário conhecer as regras para jogar uma aventura: perícias, habilidades, magias, testes etc... contudo a finalidade do RPG é a diversão em grupo. Por este motivo não é necessário que o jogo fique "robotizado", mecânico demais. Certas doses de improviso fazem bem e divertem muito mais do que seguir padrões. Invente, inove...
- Que tipo de habilidade especial tem aquele monstro raro da quest?
A resposta é simples: a que você quiser, desde que esteja dentro do contexto lógico do cenário, ou não! Não passe vontades de incluir desafios para os jogadores só porque o nível de dificuldade ainda é alto para eles, basta ajustar, tudo é ajustável.
- E se o jogador insistir em teimar com o mestre, dizendo que esta regra não consta no manual?
A resposta também é simples: FINISH HIM! Outra coisa que irrita na mesa são jogadores que ainda não entenderam que o mestre manda no jogo independentemente de manual e regras. Decepe-o na primeira masmorra, livre-se dele o mais rápido possível... ou, se você for bonzinho... tente convencê-lo de que o objetivo do RPG é criar e viver aventuras, contar estórias e em fim, se divertir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário